Melhores colunas de análise e opinião do Brasil

Confira abaixo a seleção Nota Bene das melhores colunas de análise e opinião do Brasil.

Última atualização: 25 de outubro de 2018.

Magna cum laude

Cum laude

Traduções

Informações

A seleção Nota Bene de melhores colunas de análise e opinião do Brasil é completamente subjetiva – resultado dos meus critérios de qualidade e preferências de leitura. A maioria delas aborda economia e política, mas há também nomes de esporte, educação e saúde, entre outros temas.

Faltam colunas de livros, música e cinema. Não é que eu ignore esses temas; é só que não tenho muito interesse em ler colunas sobre eles. Primeiro, por uma questão de prioridade – o tempo é escasso e prefiro dedicá-lo a outras coisas. Segundo, porque o meu consumo de tais produtos é concentrado em obras antigas – e a mídia, compreensivelmente, dá muito mais espaço ao que é novidade. Terceiro, porque simplesmente não conheço bons colunistas nessas áreas. Talvez eles existam – fique à vontade para me enviar sugestões.

A seleção inclui não apenas colunas em seu formato tradicional, mas também blogs. Um articulista que escreve coluna e blog não necessariamente terá os dois incluídos na lista – Juca Kfouri e Mauricio Stycer, por exemplo, aparecem apenas com as suas colunas.

Deixei as traduções em uma seção separada porque são textos originalmente publicados em veículos estrangeiros, como New York Times e Financial Times. Na verdade, ainda não sei se vou mantê-las na lista.

Alguns dos critérios de qualidade são honestidade intelectual, conhecimento, constância e texto. Não basta ser inteligente – um bom colunista deve transmitir as suas ideias de uma maneira clara para o leitor, e isso é mais difícil do que parece.

Colunas de reportagem – como Mônica Bergamo, Ancelmo Gois e o “Painel” da Folha – não foram consideradas.

A seleção está em constante atualização. Críticas e sugestões podem ser enviadas por e-mail.

Atualizações

  • 25/10/2018: Demétrio Magnoli (O Globo). Inclusão em “Cum laude”.
  • 25/10/2018: Raymundo Costa (Valor Econômico). Exclusão.
  • 18/09/2018: Pedro Fernando Nery (Gazeta do Povo). Inclusão em “Cum laude”.
  • 04/08/2018: Bruno Carazza (Folha de S.Paulo). Inclusão em “Cum laude”.
  • 18/05/2018: Antonio Nucifora (Folha de S.Paulo). Inclusão em “Cum laude”.
  • 10/04/2018: Conrado Hübner Mendes (Época). Inclusão em “Cum laude”.