Ontem, em sua casa, o Boston Celtics venceu os Los Angeles Lakers por humilhantes 131 a 92 e fechou em 4 a 2 a série de jogos da final da NBA.
A rivalidade entre os dois times é bem conhecida pelos fãs de basquete: são 11 finalíssimas (contando a de 1959, quando os Celtics venceram por 4 a 0 a série contra os então Minneapolis Lakers), com nove títulos para o time de Massachusetts. As duas únicas vitórias dos Lakers foram nos anos 80.
E daí?
Daí que a volta desse clássico depois de 11 anos – a última disputa foi em 1987, com vitória dos Lakers por 4 a 2 – lembrou-me de um dos melhores games de basquete da história: Lakers versus Celtics and the NBA Playoffs.
A rivalidade era tão marcante que foi parar no título do jogo, ainda que a última finalíssima entre os dois times tivesse sido em 1987. (O campeão de 1987–88, 1988–89 e 1989–90 foi o Detroit Pistons.)
A primeira versão do jogo saiu para DOS, em 1989. Tinha gráficos simples, com poucas cores. A tela não fazia scroll lateral na quadra toda, acompanhando a bola – as câmeras eram fixas em cada metade da quadra.
Mas era um bom game, com vários detalhes que chamavam a atenção à época. Um dos primeiros títulos licenciados pela NBA, tinha oito equipes da temporada 1988–89, mais os All-Stars de cada conferência, tudo com jogadores reais e algumas de suas jogadas mais famosas, como certas enterradas de jogadores como Michael Jordan e Charles Barkley.
A versão para Mega foi um dos primeiros jogos que adquiri para o console, em uma versão “alternativa” – um cartucho com três jogos (os outros dois eram World Cup Soccer e Super Volleyball).
Contava com oito equipes dos playoffs de 1989–90 (mais os All-Stars) e gráficos e sons bem melhores, incluindo uma trilha sonora que jamais esqueci. Tinha animações detalhadas – inclusive para o técnico, que do banco esbravejava, pulava de alegria, batia palmas – e boa jogabilidade.
Algo não muito agradável era a obrigatoriedade de jogar quatro quartos de 12 minutos cada no modo de torneio, ou seja, a duração de uma partida real! Jogar na defesa também exigia certa paciência, pois selecionar o jogador mais próximo da bola não era muito fácil.
Lakers versus Celtics and the NBA Playoffs foi o primeiro predecessor da famosa série NBA Live e um dos primeiros games de esporte de sucesso da Electronic Arts. Esse e outros títulos (como os das linhas NHL Hockey, Madden NFL e PGA Tour) fizeram da empresa um nome forte em esportes, o que levou à criação da EA Sports. Há quem diga que parte do êxito do console de 16 bits da Sega – pelo menos nos EUA, onde recebeu o nome de Genesis – deve-se aos games de esporte da EA.
As duas versões (DOS e Mega Drive) podem ser facilmente encontradas para download (é só usar o Google).













































































You must be logged in to post a comment.